Com Lula, mais de 70% dos ministérios são chefiados por homens

20/07/2023
Por Nossa Informação

O número de ministérios saltou de 23 para 37 após o início do novo governo. No entanto, mesmo com o grande aumento de cadeiras ministeriais, sob o comando de Lula, apenas 27% desses cargos são ocupados por mulheres.

Deste modo, o governo contraria o que prometeu durante a campanha de que iria lutar pela igualdade profissional entre homens e mulheres. Embora grupos ligados ao atual governo de esquerda ainda digam que são a favor das pautas em defesa das mulheres, na prática Luis Inácio Lula da Silva tem dado ampla preferência para que homens ocupem os principais cargos na equipe ministerial.

Recentemente o grupo composto por mulheres sofreu ainda mais uma baixa. Após a saída da ministra do turismo, Daniela Carneiro, o governo petista resolveu aumentar o número de homens em cargos chaves e escolheu Celso Sabino como novo ministro do turismo.

Em outro momento havia mantido o alto número de homens no governo após escolher Marcos Antônio Amaro dos Santos para substituir o ex-ministro do GSI, Gonçalves Dias, que também saiu do governo após mais uma polêmica em que o governo Lula esteve envolvido. Justamente o caso que culminou com a abertura da CPMI dos atos de 8 de janeiro em que o ex-ministro aparece nas imagens com postura bastante questionável diante dos manifestantes que estavam no ambiente da ante sala da presidência da republica no palácio do planalto.

Assim, neste momento o governo federal conta com 27 homens a frente de ministérios enquanto oferece para as mulheres apenas 10 cadeiras. O registro se torna importante pois num instante onde a mídia e a sociedade decidem discutir a respeito de cotas das mais variadas maneiras, o governo federal segue não cumprindo nem a mais básica das promessas. Enfim, um abismo entre narrativas e realidades.