Em outubro o Brasil volta às urnas em defesa das suas crianças

16/09/2023
Por Nossa Informação

No próximo dia primeiro de outubro, acontece em todo território nacional a votação para escolher os novos conselheiros tutelares. O povo brasileiro mais uma vez se prepara para ir às urnas decidir o futuro das crianças em todo o país.

A votação será realizada para escolher os conselheiros que irão atuar nos municípios. Cada cidadão pode ir até os locais de votação escolher os nomes que irão compor o conselho tutelar da sua cidade.

Eleição para Conselho Tutelar ocorre em outubro / Foto: Pixabay
Eleição para Conselho Tutelar ocorre em outubro / Foto: Pixabay

O programa Opinião Sem Censura recebeu nesta sexta-feira, dia 15, dois conselheiros tutelares da baixada santista, e o apresentador Carlos Revolta destacou o valor da eleição para a proteção das crianças. "Não é muito divulgado. A meu ver é a eleição mais importante para as nossas crianças", afirma.

A conselheira da cidade de Santos, Marcela Mathias detalhou, durante a participação no programa, como se dá o processo para que seja realizado o atendimento do conselho tutelar.

Marcela Mathias, conselheira tutelar de Santos / Foto: Opinião Sem Censura
Marcela Mathias, conselheira tutelar de Santos / Foto: Opinião Sem Censura

"Nós somos um órgão que é provocado, espera a provocação, uma denúncia. Seja através de uma escola, que vai relatar o que está acontecendo. Seja através do disque 100. Seja através de um telefonema para o conselho, através do e-mail. Tem várias formas de acontecer de chegar", explica a conselheira Marcela Mathias.

Já o conselheiro da cidade de São Vicente, Paulo Bertone, explicou como funciona a estrutura de trabalho do conselho tutelar. "Cada conselho são cinco conselheiros em cada sede. Em São Vicente nós temos 360 mil habitantes, por exemplo. Tem dois conselhos, já era para a gente estar indo para o quarto praticamente. Já preparando para o quarto conselho", diz.

Paulo Bertone, conselheiro tutelar de São Vicente / Foto: Opinião Sem Censura
Paulo Bertone, conselheiro tutelar de São Vicente / Foto: Opinião Sem Censura

"Se você analisar os números, em média, cada conselheiro atende no mínimo 20 mil famílias", finaliza o conselheiro Paulo Bertone.

O vereador suplente de Praia Grande, Marcel Farias, destaca também a importância das pessoas votarem no dia primeiro de outubro para escolher os nomes que irão compor o conselho tutelar.

"Todos sabem dos problemas que muitos pais passaram durante a pandemia com muitos lugares obrigando a se vacinar de forma compulsória, e com as crianças não foi diferente. Nós temos sim a oportunidade de ter alguém que vai evitar que episódios como esse não se repita e também acompanhar, por exemplo, o material didático das crianças nas escolas", explica o vereador suplente de Praia Grande, Marcel Farias.

Kamila Barros, candidata ao conselho tutelar de Praia Grande / Foto: Reprodução Instagram
Kamila Barros, candidata ao conselho tutelar de Praia Grande / Foto: Reprodução Instagram

Apesar da votação não ser obrigatória, é uma eleição fundamental para o país. Todo cidadão brasileiro pode votar, é necessário levar o título de eleitor e um documento com foto. Cada cidade tem uma quantidade de votos específicos, sendo, por exemplo, em Santos três nomes para serem escolhidos, e em São Vicente e Praia Grande dois nomes respectivamente.

Nesta importante eleição, que ocorre das 9h às 15h no dia primeiro de outubro, destacam-se alguns nomes que representam os valores conservadores e defendem os direitos das crianças e da família na Baixada Santista. São eles:

Em Santos

- Marcela Mathias – Número 123

Em São Vicente

- Paulo Bertone – Número 222

Em Praia Grande

- Kamila Barros – Número 31

Siga a Nossa Informação nas redes sociais.

Youtube - Instagram - Facebook