Magno Malta pede ao STF compartilhamento de informações com a CPMI

11/07/2023
Por Nossa Informação

Durante a sessão da CPMI o senador Magno Malta destacou ser necessária uma cooperação conjunta entre Supremo Tribunal Federal, Ministério da Justiça e a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPMI) na questão de compartilhamento de informações a respeito das investigações em andamento sobre o ocorrido em 8 de janeiro.

"Uma CPMI só chega a algum lugar, se ela tiver quebra de sigilo. Eu nunca presidi uma CPI que tivesse resultado, que eu convocasse alguém para depor quando eu já não tinha tudo na mão", explica o senador Magno Malta.

"Por isso que a convocação está equivocada desde o começo, você precisa primeiro ter tudo na mão", afirma.

"É preciso ter compartilhamento. A CPMI precisa oficiar ao STF que sempre entregou as investigações que tinham. O ministério da Justiça precisa entregar o que têm, para que você possa convocar alguém", diz o senador.

"Eu peço a presidente do STF, Rosa Weber, e ao ministro Alexandre de Moraes, que é o dono desse estomago de elefante que cabe tudo dentro, o inquérito das fake news, que cedam as informações que já existem", solicita Magno Malta.

"Com essa cooperação, as pessoas que já foram ouvidas aqui e mentiram, como é o caso daquele da bomba (George Washington), se esse sigilo tivesse sido compartilhado teria sido completamente diferente porque nós teríamos elementos", destaca.

E ainda destaca a importância de já haver em mãos todas as informações necessárias para o correto andamento da CPMI durante os depoimentos. "Quando o cara mente, você prova ele com o elemento na mão. Agora, você ouve o cara, ele vai embora e depois que você vai quebrar o sigilo dele".

Solicita também aos deputados e senadores que decidam a respeito desta questão para a continuidade da comissão. "E que nós devemos tomar uma decisão aqui. Que o indivíduo ser votado para ser ouvido aqui, que nós já tenhamos todos os elementos dele na mão, com todos os sigilos quebrados", diz o senador Magno Malta.

"Tanto aqueles que operaram de uma forma atabalhoada, participaram, zonearam, quebraram e deve pagar quem fez isso, como também quem se omitiu e deixou ocorrer, todas essas pessoas", afirma.

"Mais uma vez peço que o STF e que o Ministério da Justiça façam conosco essa cooperação, não há qualquer investigação sem a Polícia Federal. A PF tem investigações em andamento e que podem mandar para nós elementos que possamos ouvir o indivíduo sentado aqui", finaliza o senador da república Magno Malta.